06/01/2022 às 22:06

Como escolher os looks para o ensaio?

966
3min de leitura

O figurino é um dos elementos mais importantes para o ensaio, principalmente para ensaio corporativo e ensaio de marca pessoal. Separei 3 passos simples para você pensar no seu figurino:

PASSO 1:

Pegue um papel e caneta, pense sobre a sua imagem profissional e responda no papel as seguintes perguntas:

  • Qual imagem você gostaria de passar com as fotos? Por exemplo: "sou uma advogada trabalhista, quero passar mais credibilidade, autoridade, que o cliente pode confiar na nossa empresa." ou "Sou uma psicóloga clínica infantil, quero mostrar confiança para as mães e também feminilidade, mostrar que sou atenciosa e carinhosa."
  • Pense na sua marca pessoal, quais seus valores e qual a sua personalidade? por exemplo: transparência, tradição, ética, humanização, é uma marca alegre ou é uma marca mais profissional, conforto, aconchego ou é mais prática, autoridade, confiança, extrovertida ou é mais conservadora?

Agora que você já sabe qual imagem você quer passar e qual a personalidade da sua marca pessoal e seus valores, vamos ao segundo passo:

PASSO 2:

Baixe o aplicativo do pinterest, crie uma pasta "looks" e comece a buscar pelas seguintes palavras chaves: "looks, business looks, personal branding photography, business portraits, look for work." As palavras chaves estão em inglês, porque o pinterest funciona melhor com a pesquisa em inglês.


A partir disso, você irá salvar todos os looks que você acredita fazer sentido com as respostas da pergunta acima. Looks que pra você transpareçam a personalidade, a imagem e os valores que você gostaria de passar.

Quanto mais looks você salvar como suas referências, mais você vai entender o seu gosto pessoal e ter ideias de roupas e combinações. É muito importante fazer isso com uma certa antecedência do seu ensaio e enviar essa pasta para o fotógrafo.

PASSO 3:

Agora que você já tem uma pasta com todas as suas referências visuais de figurino, você irá dar uma olhada no seu guarda roupa e separar os principais looks que você acha parecido com os estilos de roupas da sua referência. Não esqueça dos acessórios, pense qual acessório vai com cada look, lembre-se que menos é mais. E também as sandálias e sapatos.

Experimenta cada look completo, com acessório e sapato e tira uma foto com o celular da roupa no corpo. Veja o que você acha do look na foto. Claro, essa é uma boa hora para enviar essas fotos para a fotógrafa e pedir a opinião dela também.

Muitos looks que ficam ótimos a olho nu, pode não ficar tão legal na foto, por isso é importante experimentar, tirar uma foto e pedir a opinião da fotógrafa, ela sabe mais ou menos que vai ficar bom na foto profissional e vai poder te auxiliar na escolha. Esse é um ótimo momento para ver tudo que você tem em casa e se precisar comprar alguma coisa, fazer aquela saída para as compras!

Separe os melhores looks, converse sobre eles com a fotógrafa e sempre leve um look extra para a sua sessão, caso algum dos looks escolhidos não fique tão legal na foto, você terá uma opção extra para a sua sessão.

DICAS IMPORTANTES:

Para ensaios corporativos evite estampas e dê preferência por roupas mais lisas.

Pense em cores que fique bem em você e que conversem bem com o seu objetivo, estude a psicologia das cores, por exemplo uma marca pessoal jovial e extrovertida conversa muito bem com amarelo. Uma marca mais tradicional e de autoridade no mercado é mais interessante roupas escuras como o azul marinho ou preto.

Gostou? Agora é só se planejar para o seu ensaio ser perfeito!

Qualquer dúvida pode me procurar: le.spezani@gmail.com


06 Jan 2022

Como escolher os looks para o ensaio?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como escolher o figurino figurino looks do ensaio looks para ensaio fotográfico qual roupa usar na foto corporativa? qual roupa usar no ensaio