25/11/2022 às 18:04

Como escolher fotos do seu ensaio corporativo?

196
6min de leitura

Depois de fazer um ensaio fotográfico corporativo ficamos ansiosas pela escolha das fotos, e logo que recebemos a galeria , nossa vontade é trocar rapidamente foto de perfil. Desde o agendamento até o tão esperado dia das sessão de fotos, houve tanto investimento e ansiedade, certo? Mas aí vem a dúvida: como escolher as fotos do ensaio corporativo e ainda ter conteúdo utilizando as fotos?

E pensando em te ajudar nessa difícil missão que é escolher as fotos do seu ensaio corporativo eu escrevi esse artigo, para que você possa ter informações para fazer a melhor escolha e conseguir criar seus conteúdos e fazer um planejamento adequado, para os próximos 3 meses.

Para que serve um Ensaio Fotográfico Corporativo?

O ensaio corporativo tem a finalidade de mostrar a sua melhor versão para um determinado objetivo, seja na sua carreira, foto de perfil para currículo, Linkedin, crachás, como também para criação de conteúdo em mídias sociais, foto para palestras, capa de livros.

Seja qual for seu objetivo o ensaio deve transparecer credibilidade e profissionalismo.

Como funciona a escolha das fotos na galeria?

Após o ensaio, eu te envio as fotos através de uma plataforma chamada Selpics, na qual você irá entrar com Login e Senha dado por mim. Após fazer o login você irá ter acesso a sua galeria com todas as fotos do ensaio.

Nessa galeria você poderá favoritar as fotos no momento da escolha e também ao clicar na foto, poderá deixar comentários para a fotógrafa com alterações que você deseja fazer na foto.

Lembrando que neste momento as fotos estão "cruas" ou seja, sem tratamento, direto da câmera, podendo estar umas mais escuras, outras mais claras, mais amarelada que o normal, tortas, fora de enquadramento e cenário. Não se preocupe quanto a isso, tudo será tratado após a escolha.

Para selecionar a foto desejada basta clicar em selecionar, no final desse processo você deve clicar em "finalizar seleção" e confirmar as fotos selecionadas, nesse momento aparecerá também o preço das fotos extras, caso você tenha selecionado a mais do pacote comprado.

Lembre-se de não sair dando print nessa galeria e usar a foto com o "amostra"no meio. Além de ser extremamente deselegante, você estará quebrando uma cláusula no contrato de uso indevido da imagem.

Agora que você já sabe o que é um ensaio fotográfico corporativo, para que serve o ensaio, e como funciona a galeria para seleção de fotos vou te revelar dicas importantes na escolha das fotos do seu ensaio corporativo.

Qual a melhor forma de escolher as fotos?

O primeiro passo é ver quantos blocos de fotos tem a sua galeria. Você poderá separar os blocos por:

  1. Diferente cores de fundo ou cenário;
  2. Diferentes Looks;
  3. Estilos de poses.

Por exemplo, neste ensaio abaixo fizemos 4 blocos de fotos: Fotos com look verde, look preto, cenário sala de reuniões e variação de pose dela sentada no fundo fotográfico.


Neste caso o pacote eram de 10 fotos, isso significa que ela poderá escolher 2 fotos de cada bloco e sobrará mais 2 fotos para ela escolher do bloco que mais gostou.

O que acaba acontecendo muito é que quando a pessoa seleciona sem estratégia ela acaba escolhendo todas as fotos do look que ela mais gostou, ou de 1 bloco apenas. Na hora da escolha estamos escolhendo pela emoção e não pela razão ao fazer isso, de início você pode até ficar satisfeita, mas depois de usar 2 ou 3 fotos vai perceber que todas as fotos parecem as mesmas, que você só fez foto com 1 look, aquele que você mais gostou. E logo em seguida vai pensar que ou precisa fazer um novo ensaio, ou a fotógrafa não te ajudou na hora de escolher as fotos.

Por isso, tente criar uma estratégia e não selecionar apenas aquelas fotos que você mais gostou.

Segundo passo na escolha das fotos!

Agora que você já sabe a quantidade de fotos por blocos, pense na intenção das fotos, no objetivo de cada foto. Abaixo vou dar alguns exemplos mais comum que aparecem aqui no estúdio, mas podem ter outros objetivos:

  • Foto de Perfil para mídias, Linkedin, currículo, olheira de livro:

Para este tipo de foto, é importante que seu rosto esteja bem focado, que a foto não esteja escura, uma foto mais de close, olhando para câmera, mostrando apenas rosto e mãos. Como nas fotos a seguir:

  • Foto para posts focado em conteúdos:

Para este tipo de foto você consegue trabalhar com fotos meio corpo ou até mesmo corpo inteiro. Fotos que talvez vá entrar um texto, uma chamada para ação em algum lugar, portanto aposte em escolher fotos criativas que você poderá usar depois, como as fotos abaixo:

  • Foto para Site, revistas, capas de livros:

Fotos que irão para o seu site, para capa de livro, para revista, você pode trabalhar até mesmo com corpo inteiro, o importante aqui é que a foto passe a mensagem que você gostaria, portanto foque também na pose, na roupa, veja se tudo está alinhado com a mensagem que você quer transmitir, abaixo darei um exemplo de quais fotos poderia ser usados no site ou revista nesse ensaio, o objetivo da minha cliente era passar autoridade para seu evento de empreendedorismo, mostrar que ela é uma palestrante com credibilidade e força, uma mulher empreendedora forte, veja quais fotos eu escolheria nesse caso:

Revisando e refinando a escolha das fotos:

Por último veja se tem variações de cores, de looks, de fundo e cenário. Repare que você não tenha escolhido a maioria igualzinha. Na hora pode não fazer sentido, você pode até pensar, eu to pagando, se eu gostei dessa vou escolher essa. Mas, pode ter certeza que daqui há alguns meses isso vai fazer sentido, você vai sentir falta de ter escolhido fotos diferentes e variadas e vai sentir necessidade de fazer um novo ensaio, por isso, quanto mais variação você escolher hoje, mais você vai conseguir usar a foto no futuro e mais será a sensação que o seu ensaio rendeu.

Foto na vertical ou na horizontal?

Como retratista, é mais comum aqui no estúdio fazermos fotos na vertical, porém sempre tento fazer algumas na horizontal. É muito importante você conversar com a fotógrafa antes do ensaio sobre a finalidade da foto, para que seja feita no formato correto. Nós não alteramos uma foto da vertical para horizontal nem vice e versa.

Na hora da seleção, caso tenha sido feita das 2 formas, tente escolher algumas fotos na horizontal também. Não escolha todas na vertical, ou todas na horizontal. Tenha os 2 formatos, pois por exemplo, para o youtube o ideal é que a foto esteja na horizontal, para banners e capas também. Porém, foto de perfil, fotos para instagram, o ideal é vertical. Foto para conteúdo em formato quadrado também é melhor que seja na horizontal. Por isso é tão importante que isso seja alinhado antes com a fotógrafa.

Posso pedir alterações no Photoshop?

Vou dar um exemplo de um caso que tive, uma cliente minha pagou por um ensaio grande, fizemos 3 variações de fundo, 4 looks. Ela escolheu 30 fotos todas do mesmo fundo e mesma roupa. Eu respeitei sua decisão, fiz as fotos e entreguei e na entrega eu perguntei porque ela não escolheu as outras?

A resposta foi que não gostou do rosto, do batom, de detalhes no olhar. Enfim, todos os pontos negativos que ela me apontou eram facilmente corrigidos no photoshop. Ou seja, houve uma falha na comunicação, se ela simplesmente tivesse me falado eu teria lhe informado que iria corrigir, mas ela esperou eu entregar as fotos finais para me contar isso.

Eu sempre aviso as minhas clientes que elas podem deixar comentários sobre alterações nas fotos na própria foto no momento da seleção, portanto não deixe de escolher uma foto porque tem algum detalhe que você não goste, fale com a fotógrafa e veja se é possível corrigir ou não.

Essa é a melhor forma de escolher suas fotos após o ensaio!

Bom, neste artigo você aprendeu como funciona a galeria que utilizo com os meus clientes e a melhor forma de selecionar suas fotos após o seu ensaio. Gostou? Qualquer dúvida ou querendo conhecer mais do meu trabalho é só me chamar por aqui:

https://wa.me/message/4ZM6FDGWIF2IG1

25 Nov 2022

Como escolher fotos do seu ensaio corporativo?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

como escolher as fotos do ensaio como fazer foto de conteúdo ensaio corporativo foto para conteúdo como fazer qual a melhor forma de escolher fotos seleção das fotos selecionando as fotos